sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dodradinha de Sexta - Craquelê com tinta acrílica e laca com purpurina dourada

Olá Meninas,

Aqui no RJ nem parece Novembro. O sol cede espaço para muitas nuvens, com direito a chuva forte , seguido de tarde fria com garoa... Carioca essa época já está derretendo e os casacos já deveriam estar há muito tempo guardados e no entanto, fui trabalhar hoje de manga longa.
No ultimo trabalho que eu apresentei com a dica da Ale (falo ainda do trabalho com uso de tinta acrílica dourada, quem não viu,clique aqui ), fiz a capa de um mini álbum de gaiola, onde pendurei um cadeado e uma chave pintados em dourado, conforme a Ale havia sugerido (quem não viu, clique aqui) . Bom, como não sabia se uma técnica que eu adoro, e que usava muito na época de natal , ficaria boa em chipboard, testei fazendo a capa do mini, pintando a gaiola. Conforme havia dito, sendo do interesse de algumas, eu postaria o passo a passo na próxima dica da dobradinha, como a Ale e outras amigas gostaram, aqui vai a dica de uma técnica de craquelê com o uso de tinta acrílica dourada, laca misturada com purpurina dourada e tinta acrílica craquelê branca. A técnica é muito simples e dá um efeito maravilhoso, ótima para usar em molduras, caixas e uma vez fiz uma cúpula de presépio linda! (pena que não tenho a foto).
Mas, vamos lá ao material e ao passo a passo: Para este trabalho você vai precisar de uma base (que pode ser caixa, chipboard, etc), tinta acrílica dourada, laca  transparente (NÃO PODE SER GOMA LACA), purpurina dourada ou de sua cor preferida (já existe no mercado, laca com purpurina), tinta craquelê branca, pincel ou esponjinha.
Usei as tintas que já tinha em casa (dourada e craquelex branca da acrilex) e encontrei ao acaso a laca acrílica cristal, já com purpurina da aquarela  Brasil (pode ser laca de qualquer marca misturada com purpurina, só não pode ficar com excesso de purpurina, se não ela engrossa e não espalha bem).

Passo a passo:

1. Pintar a base do seu trabalho com tinta dourada, para isso usei uma esponja, pois achei mais fácil de aplicar no chipboard (pode ser aplicada com pincel).



 2. Após secagem da tinta dourada, aplicar a laca com purpurina em toda a peça. Ela fica como se estivesse sido envernizada (deve dar para ver na foto,rs....). Assim que ela secar passamos para a próxima etapa. A  laca normalmente não é solúvel em água, logo o pincel deve ser lavado com solvente.
3. Agora sim, o ideal é o uso de uma esponja, pois o acabamento fica melhor, vá dando leves esponjadas sobre o trabalho com a tinta craquelex branca, você pode variar a quantidade da tinta, quanto mais tinta você usar, mais grossa vão ficar as marcas das "rachaduras" (quebras do craquelê). Eu prefiro esponjar de maneira a deixar áreas com quantidades diferentes de tinta, pois assim o craquelê fica com rachaduras de espessuras diferentes.
 Vê se dá para perceber que em algumas áreas usei maior quantidade de tinta que em outras.....
4. Agora é só esperar secar que o craquelê aparece lindo e nos veios vc percebe as nuance douradas e o brilho da purpurina.
OBS: dependendo da temperatura e umidade do ar, demora mais para secar. Se vc preferir pode acelerar a secagem com o uso do secador, só toma cuidado para não quebrar muito.....
 Olha em maior aumento, como fica bem bacana...
Percebam áreas de rachaduras mais espessas e outras mais fininhas, se vcs voltarem na figura onde aparece o trabalho todo esponjado em branco, vão ver que nas áreas onde eu coloquei a tinta mais espessa as rachaduras ficaram maiores e vice-versa....
5. Bom, como gosto de um detalhe.... Após o trabalho seco, molhei a pontinha da esponja na tinta dourada para dar um leve sombreado no contorno e frestas da gaiola...


 Aqui tudo já sombreado....
6. Agora, colei um papel na 1a folha do álbum, que será o interior (fundo) da gaiola e segui para a decoração...
 Aqui a gaiola com o seu papel de fundo pronta para ser decorada...
 
Bom, agora vem a parte que todas gostamos, enfeitar o nosso "pavão", para isso separei umas flores, fita de folha, fio de pérola, um aplique de passarinho, linha de crochet etc...
 Comecei aplicando uma fita decorada na parte superior, dando um laço...


Aqui usei próximo ao laço o fio de pérolas verde água e a linha de crochet. Aproveitei o fio de pérolas para pendurar o cadeado e a chave (dica da Ale). 
 Na base coloquei uma fita com formato de folhas onde serão aplicadas as flores....
 Aqui as flores aplicadas e o aplique também de uma meia pérola na pontinha da base da giolinha...
 Aqui o passarinho e os demais detalhes (ditos anteriormente.....).
Pronto meu mini prontinho para receber depois a decoração interna ( falta fazer ainda as páginas.... Depois posto.... Um dia...)

Espero que tenham gostado da dica, e para você Ale, fica a tarefa de fazer algo usando essa técnica de craquelê. Aproveita a onda do natal e capricha!

Meninas, pode parecer um absurdo, mas com essa coisa de foto digital, acabo não revelando quase nada e quando vejo, me deparo sem fotos para meus trabalhos. Hoje tive que correr depois do trabalho no shopping para mandar copiar umas fotos (76,rs...) para não passar mais esse sufoco. Logo, estou terminando meu trabalho com a ultima dica da Ale (journaling) e como até meia noite ainda é hoje, posto assim que eu terminar....

Beijos

5 comentários:

Raquel Leal disse...

Ficou adorável querida, parabéns!!

ALE DOSSENA disse...

Ueba!!!!
Já comprei os materiais amiga!
Preciso me agilizar porquer essa semana vai ser mais corrida que a anterior e essas coisas que precisam esperar secagem me perco inteira...rs.
Bjs !!!

True Colors disse...

AmEI !!!!
Ficou maravilhoso !!!!!!
Beijos Coloridos !!
Lu
True Colors

Sonia Cirino disse...

Lu, que coisa mais lindaaaaaaaaaaaaaa.

Amei a arte da gaiolinha.
bjks

Mila Cris disse...

Menina, amei esse mini!Ficou super caprichado, eu comprei uma gaiolinha que já tem o passarinho dentro e realmente que ideia linda, acho que vou me inspirar em você e fazer o meu também, amei, amei, amei!Bjks mil!