sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dobradinha de Sexta da ALE-LULU - Reutilização de Materiais alternativos

Olá meninas,




Na verdade a dica de hoje, não é nada nova... Todos falam em reclicagem, reaproveitamento..., mas será que sabem mesmo do que estão falando? Poucas são as pessoas que fazem reciclagem, o que fazemos, na maioria das vezes é reutilização de materiais. Coloquei abaixo o significado das palavras, segundo o dicionário Aurélio, e veja como o que fazemos é reutilizar! Isso já é muito bom! Das pessoas que passam aqui pelo blog, que eu conheço, e que fazem um trabalho bem legal com reciclagem é a Irineia Kirach, que trabalha fazendo papel artesanal (dá um pulinho no blog dela para ver que legal é o trabalho), do mais, reutilizamos!

Significado de: Reciclagem

s.f. Formação complementar dada a um profissional, para permitir-lhe adaptar-se aos progressos industriais, científicos etc. / Ato ou efeito de se recuperar a parte útil dos dejetos e de reintroduzi-la no ciclo de produção de que eles provêm: reciclagem do papel. / Ato ou efeito de se reprocessar uma substância, quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar suas propriedades ou melhorar o rendimento da operação como um todo. / Alteração de ciclagem.

 Significado de: Reutilização

v.t. Utilizar de novo. / Dar novo uso a.

 

O que nós fazemos, na maioria das vezes é reutilizar materiais que poderiam ser descartados como lixo. A grande dificuldade das pessoas é saber o que, e como, reutilizar esses materiais. Então eu pensei em como fazer para dar um pouco mais de graça a alguns deles.

Aproveitei para confeccionar um cartão para o desafio do Addicted to Cards desafio #50

Para isso, usei folhas de revista (que pintei com tinta spray da true colors de várias cores). Usei betume colors (da true colors e acrilex para fazer a base das minhas flores e folhas). Usei papelão (que eu desgastei, e com o papel  retirado fiz o miolinho das flores). Usei também um tecido que retirei da alça de algumas sacolas de lojas.

Vamos ao passo a passo desse cartão:


Material utilizado para a confecção das flores:

 Papel de revista borrifado com sprayzada da alegria (deu uma manchada grande no meio, rs...), mas não tem problema, depois esse papel vai ser cortado com furador.
 Recorte das flores...

Recorte das flores para montagem final:
Você vai precisar de 3 recortes para cada flor (uma deve ficar inteira para a base, outra deve ter uma pétala retirada e a outra duas pétalas retiradas), depois basta colar as pétalas das extemidades uma sobre a outra e montar a flor... Nessa imagem, repare que já passei carimbeira preta no contorno de cada flor.
Após colar as pétalas, dê um pique com a tesoura entre elas para ficarem com movimento e depois cole uma sobre a outra. da menor para a maior.

para o miolo:
Corte um círculo e depois recorte um espiral desse cículo. Para montar é só enrolar o espiral e colar o que foi enrolado no circulo do meio do espiral.




Agora, já com as flores montadas, e o miolinho pronto... cole o miolo (já com uma perolazinha no meio) na flor e ela está pronta para ser utilizada.

 Não ficaram lindas?????



Materiais utilizados para a montagem do cartão:
Flores confeccionadas acima, papelão (já desgastado), alça da bolsa, corte de folhas também de papel de revista (pintado com 'betume color' verde, da Acrilex). Do mais, um papel cardstock texturizado, e uma tira de papel xadrez (que acabei não utilizando, usei papel renda no lugar no xadrez,  rs....). Esqueci de colocar na foto a figura da Sarah Key que eu pintei com lápis aquarelável.




Para a montagem do cartão, colei o cardstock rosa sobre o papelão. Sobre o cardstock, colei um papel rendado, que ganhei da Aline Fonseca (bem pequenininho, lindo!!!. Usei no lugar do papel xadrez da foto, rs...) e sobre o papel rendado coloquei o desenho pintado que eu recortei e apliquei as flores e folhas...

Detalhe das flores feitas anteriormente 





 Desenho da Sarah Key, pintado com lápis aquarelável...

 Olha o laço enfeitado com um alfinete decorado, já de uma dica anterior da dobradinha, se vc não viu, clique aqui.


Espero que tenham gostado!!!
Faça o seu cartão com alguns  materiais reutilizados e participe do desafio do Addicted to Cards, é uma boa opção para vc treinar sua criatividade. Semana que vem, quem posta é a Ale!!!!


Beijooooossss!!!!

15 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Uebaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Lulu, você sabe né? Amo reutilizar!!! Fico guardando um monte de embalagens, mas nem sempre o tempo me ajuda a embelezá-las. E olha a coincidência, a próxima dobradinha é prá ser nesse tema também. Mas como é um tanto trabalhoso e vou estar empenhada ainda na próxima semana, não sei se vai ficar prá outra.
Mas, vamos que vamos !
Adorei seu cartão, super delicado. Linda pintura, recortes, cores. Vou preparar o meu já nesse findi!!
Bjsssss

Alessandra Mizunski disse...

AMEIIIIIIIIIIIIIIIII...vou ler com calma...sera q consigo?????

Asas à imaginação disse...

Amei, duplinha!!!
brigaduuuu...
bjssssss
Marlei

Lórien disse...

Reutilizar é tão (ou mais) importante que reciclar. Gasta menos energia, menos água, polui menos. Não é à toa a ordem dos três R´s: Primeiro, temos que reduzir nosso consumo desnecessário. Depois, reutilizar o que não vamos usar mais (ou passar para quem o faça). Por último, reciclar. E, se nenhuma das anteriores for possível, aí, sim, descartamos, né?

Você não faz idéia de como gostei da sua flor! Está linda!

Abraços

Aline Fonseca disse...

Adoro reutilizar!!!!!!! Será o próximo desafio no Club também! rsrsrsrsrss
O meio ambiente agradece!
Mas que flores lindassssssssssssss! Lindas, lindas, lindas! Amei! Todo o cartão ficou um máximo, Lu!
Beijossssssssssssssssssssssssssssss

Irineia Kirach disse...

LULUca...
Que lindo cartão...Parabéns...Adorei as flores...Sou suspeita em falar de reciclagem , pois amo...este tema, já trabalho com isso há anos...Mas seu cartão está lindo...bjos

Irineia Kirach disse...

Amigaaaaaaaaaaaaa estou emocionada...só agora que li a primeira parte da sua postagem, meu olhos cheios de lágrimas me emocionou...Obrigada pela confiança...Poxa muito bom vc citar meu trabalho...Obrigada...

Irineia Kirach disse...

Que legal...estou em 3º no top commentators...Cada coisa que descobri hoje...Para mim é 1º lugar porq ganhar da Ale e Aline é difícil...bjos

Babi Kind disse...

Lucia,

Estou de queixo caído... Que cartão mais lindo!

Parabéns pelo blog.

Abraços

Babi

Gabriella dos Santos disse...

Luuuu vc arrasouuuu!!! Menina estou encantada com seu cartão!! Essas flores com revista são realmente muito lindas, sem contar que amo utilizar os sprays da true colors para dar um efeito ainda mais especial no Scrap!!

Adorei a sua participação viu? Reciclar é mesmo tudo de bom!!

Beijos

Luxo da Lix disse...

Amei muito! Nossa, ficou show de bola!

Irineia Kirach disse...

Oieee
Tem selinho para vc lá no blog. Passa lá:
http://papelartesanaliks.blogspot.com/
bjos Neia

Gildett de Marillac disse...

Que cartão bonito, cheinho de detalhes, adorei tudo!!! Parabéns. Também gosto de reutilizar materiais.

Gabriella dos Santos disse...

Nossa Lucia!!

Seu cartao além de criativo, ficou uma graça!!! Amei as flores com Spray! Sou super fã da True Colors!!

Muito obg pela sua participação!! Beijos e boa sorte!

Soraya Bervian disse...

Lindo e diferente seu cartão! Também amei as flores! Parabéns e obrigada pela participação! Bjs!